Subir a Ponte da Arrábida: Porto Bridge Climb

Subir a Ponte da Arrábida

Subir a Ponte da Arrábida é agora possível através do Porto Bridge Climb, e que experiência única! Das seis pontes sobre o rio Douro, a Ponte da Arrábida passa muitas vezes despercebida por ser a mais afastada da zona histórica do Porto – e quem a vê não faz ideia da atividade quase única que aqui pode fazer.

Esta ponte aparentemente normal esconde um “segredo”: é a única ponte da Europa onde é possível subir o arco. Além de ser a única na Europa, é também uma experiência quase única no mundo – apenas quatro arcos podem ser subidos: em Sydney e Brisbane (Austrália), em Auckland (Nova Zelândia) e, claro, no Porto.

A Ponte da Arrábida é também uma ponte de destaque pela sua composição, que a torna ainda mais grandiosa: a somar aos 65 metros acima do rio, tinha, aquando do fim da sua longa construção (em 1963), o maior arco de betão do mundo, com cerca de 270 metros.

O arco, apesar de só desde 2016 estar aberto a visitas, foi durante anos alvo de visitas clandestinas que originaram várias histórias locais.

Esta experiência, denominada de Porto Bridge Climbe, tem início do lado do Porto. O percurso tem o custo de 17,5€ / adulto, devendo ser reservado antecipadamente uma vez que cada grupo leva apenas 13 pessoas. As visitas têm uma distância de cerca de 45 minutos entre si. As visitas ocorrem todos os dias, sendo que apenas não se realizam se o tempo estiver muito desagradável.

Apesar da reserva, o pagamento é só feito antes da subida, sendo recomendado o pagamento por multibanco. Sendo feito o pagamento, é uma questão de minutos até nos ser colocado o arnês de segurança e dada uma breve explicação de como a experiência decorre e das questões de segurança.

A partir daqui, iniciam-se os 262 degraus que nos levam até ao topo da ponte. Não se deixem assustar pelo número de degraus: qualquer pessoa com mobilidade consegue chegar ao topo sem grande dificuldade.

São 262 que nos conduzem até ao topo do arco da Ponte da Arrábida, uma experiência única na Europa

Durante todo o percurso sentimo-nos completamente seguros, sempre presos pelo arnês. Uma vez no topo, temos direito a um pequeno mimo por parte do guia e um incrível vislumbre da zona envolvente. Além disso, o guia aproveita este momento para falar sobre a ponte, a sua construção, a sua abertura ao público e contar algumas das muitas histórias existentes de visitas clandestinas ao arco.

Topo da ponte

Apesar de existirem túneis que ligam os dois lados do arco, o acesso é interdito, sendo apenas possível explorar a parte do arco que fica do lado do Porto. A nossa guia, que infelizmente não sabemos o nome, foi absolutamente incrível, tornando a experiência ainda melhor. No total, entre chegarmos, equipararmos, subirmos e descermos, gastámos cerca de 1h15m.

como chegar e onde estacionar

Chegar à base da ponte, onde se inicia a experiência, é bastante fácil. Para quem vem pela autoestrada, é uma questão de minutos desde a saída, sendo que o Port Bridge Climb está devidamente identificado no Google Maps.

Algo que nos surpreendeu muito foi a facilidade de estacionamento: por ser uma zona mais calma, existe estacionamento gratuito na avenida praticamente toda, mesmo em frente! Nós realizámos a experiência a um sábado (dia que achámos que fosse ser um pouco confuso numa zona turística), mas foi completamente calmo.

Topo Ponte da Arrábida

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês