Quinta da Pacheca: Conhecer as Caves

Pacheca Header

Entre as várias quintas do Douro Vinhateiro, a Quinta da Pacheca é uma das mais emblemáticas. Entre os motivos para o seu estatuto estão a sua história, o seu papel na região e, claro, os famosos quartos na forma de pipos de vinho.

Com cerca de 75 hectares na Região Demarcada do Douro, a Quinta da Pacheca surge assim como uma boa hipótese para quem procura desfrutar algum tipo de atividade ligada ao enoturismo, como visitas guiadas, provas de vinho, piqueniques ou mesmo cursos.

No nosso caso, optámos pela visita guiada às adegas com a prova de vinhos no final. A experiência total dura cerca de uma hora e tem o custo de 20€, com visita e prova de vinhos, ou 28€ se optar também pela tábua de queijos. Aconselhamos sempre a adquirir estas experiências no site com antecedência, para evitarem estar esgotada. Os bilhetes para todas as experiências podem ser adquiridos aqui.

Vinhas

A visita inicia-se num átrio principal entre o Hotel, a loja dos vinhos e as vinhas. Olhando para o horizonte é daqui que terão a vista mais de perto dos famosos quartos em forma de pipos, chamados de Wine Barrels, um conjunto de cerca de dez suítes de casal em forma de barris de vinho.

Além da paisagem de cortar a respiração sob as vinhas, estes quartos são também mais afastados das restantes atividades da quinta, proporcionando momentos de privacidade e descanso.

Quinta da Pacheca - Johnson Phantom

a Quinta da Pacheca ocupa uma área total de 75 hectares

Daqui segue-se até ao Ateliê D’or, um espaço dedicado à arte, assumindo diversas formas, seja a escultura em cepas de videiras antigas, a pintura com a utilização de vinho, ou outro tipo de arte que, de alguma forma, envolva a vinha e a produção de vinho nos seus materiais.

É também nesta zona que se encontra o emblemático carro da quinta, um Johnson Phantom branco.

Pisar do vinho
Vinhas

A visita segue pelas vinhas onde são explicadas as diferentes castas existentes e o que isso implica para a produção de vinho. Durante este processo, o guia vai identificando as diferenças zonas da vinha consoante a sua idade e tipo de vinho produzido.

Posteriormente, segue-se em direção à zona onde o vinho é pisado, sendo explicado o processo e a diferença entre o vinho pisado de forma mecânica e o pisado de forma humana.

Daqui segue-se em direção às famosas caves, onde encontramos um dos cenários mais emblemáticos das caves do Douro Vinhateiro: as salas cheias de pipos com as diferentes identificações, tamanhos e histórias associadas. Desde o vinho mais comum até ao vinho mais raro e engarrafado apenas em situações específicas. Esta parte é a verdadeira essência da visita!

Terminada a visita às caves, volta-se para a loja de vinhos, onde se dá início à degustação de quatro tipos de vinho distintos. Neste caso temos a elogiar o facto de que não deram a provar os vinhos mais baratos, dando quatro tipos diferentes de vinho de quatro gamas distintas, enumerando as suas qualidades e principais momentos de consumo.

No final da visita ficamos com uma sensação boa: a visita guiada correu bem, o guia foi simpático e extremamente conhecedor do tema, sempre pronto a responder a perguntas e a adicionar uma curiosidade, e o cenário é mágico. Não podemos comparar com outras caves da região porque não tivemos oportunidade de as conhecer, mas a Quinta da Pacheca é uma hipótese a considerar aquando da visita à região.

mais para ver

no Douro Vinhateiro

Header Douro Vinhateiro
Roteiro do Douro Vinhateiro (3 a 4 Dias)
5 1 vote
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês