Dunkeld: a Cidade Histórica na Escócia

Catedral de Dunkeld

A cidade de Dunkeld, na Escócia, foi o nosso primeiro ponto de paragem a caminho das Terras Altas. Exatamente pela sua localização, Dunkeld é conhecida como a “gateway to the Highlands”, isto é, portal para as Terras Altas.

E efetivamente esta é uma excelente cidade de portal, uma vez que já se sente o ambiente que acompanhou o resto da viagem: sítios cativantes, ruas e casas antigas e pessoas simpáticas.

Situada nas margens do Rio Tay, Dunkeld foi durante muito tempo um dos destinos de férias dos ricos da época vitoriana, incluindo a própria Rainha Vitória. Atualmente é uma cidade histórica que tem vindo a ser restaurada, após um episódio histórico no século XVII que levou à destruição de muitos dos edifícios.

O que visitar em Dunkeld

A entrada em Dunkeld faz-se pela Ponte de Dunkeld, sobre o Rio Tay. Esta ponte, também conhecida como Thomas Telford Dunkeld Bridge, foi construída entre 1805 e 1809.

Daqui entram numa das ruas mais famosas da cidade, a Atholl Street, onde estão muitos dos principais negócios. Entre os negócios presentes nesta rua, não deixem de visitar um dos vários cafés, restaurantes e padarias.

Ao longo da rua e das ruas paralelas, encontram-se ainda várias casas típicas. Estas casas, típicas do século XVIII, estavam em risco de serem demolidas, tendo sido criado um programa para as salvar em 1950, restaurando as casas e construindo novas casas entre as casas existentes, mantendo o estilo de construção.

Seguindo em direção à catedral, elemento central da cidade, vão encontrar a Atholl Memorial Fountain. A fonte, de 1866, foi construída em memória de George Murray, 6º duque de Atholl.

Neste átrio, encontram ainda a The 3 Churches Charity Shop, uma loja de artigos em segunda mão (principalmente roupa e livros) muito interessante. Também neste átrio encontram o Dunkeld Community Archive, um museu / arquivo dedicado à história de Dunkeld.

No dia em que visitámos a cidade, estava a decorrer o The Field – Dunkeld & Birnam Community Growing. Este projeto consiste num projeto comunitário de vegetais, frutas e flores para venda e distribuição. Ver o projeto em ação foi muito interessante, uma vez que permitiu ver a comunidade toda reunida.

Atholl Memorial Fountain
Atholl Memorial Fountain
The Field
Projeto The Field – Dunkeld & Birnam Community Growing

Para quem gosta de natureza, não deixem de conhecer o Parque Stanley Hill. Existem ainda alguns trilhos marcados e, a chamada de The Hermitage.

The Hermitage é uma floresta do século XVIII, anteriormente área de lazer dos Duques de Atholl. Este parque é principalmente conhecido pelos seus gigantes exemplares de Abetos-de-douglas (incluindo uma das maiores árvores do país). No interior da floresta encontra-se ainda a Ossian’s Hall, decorado em homenagem a Ossian, e que atualmente serve de miradouro. Nesta zona encontram também a cascata Black Linn. Podem descobrir mais sobre a Hermitage e os seus pontos de interesse aqui.

Se tiverem tempo, podem ainda parar na cidade vizinha de Birnam.

Dunkeld é composto por muitos caminhos pedestres, pelo que a nossa recomendação é mesmo estacionarem e explorarem esses caminhos, sem medos.

Parque Stanley Hill
Parque Stanley Hill

Catedral de Dunkeld

A famosa Catedral de Dunkeld é também uma construção muito antiga.

Aquando da nossa visita, a imponente catedral de Dunkeld estava, infelizmente, encerrada para obras. Desde a nossa visita, e apesar das obras ainda se manterem, uma parte do interior já é acessível. Existe, no entanto, uma parte em ruínas que se encontra encerrada.

Não podendo entrar na Catedral, não deixámos de ouvir a áudio tour disponível (here) e imaginar como será o seu interior. Disto isto, deixamos aqui um pequeno resumo do que podem esperar.

Onde agora se encontra a Catedral, existiu uma primeira construção de 729. Esta foi sendo expandida e renovada até que, durante o século XIII, a atual Catedral foi iniciada. A construção mistura o estilo de arquitetura normanda e gótica.

Entre os elementos de destaque temos o órgão de tubos (de 1908) e o grande vitral. Também ao monumento aos 42nd Royal Highlanders (The Black Watch), uma infantaria do regimento do exército britânico, e os monumentos à Batalha de Dunkeld.

Também no interior encontra-se o túmulo de Alexander Stewart, Conde de Buchan, conhecido como “Lobo de Badenoch”. Alexander era filho de um rei escocês, e ainda hoje é considerado uma das pessoas mais crueis da Escócia.

Catedral de Dunkeld
Catedral de Dunkeld
Torre da Catedral de Dunkeld
Torre da Catedral de Dunkeld

Saindo da Catedral, explorámos as pequenas pequenas ruas que surgem entre as casas e que servem de atalhos para conhecer a bela cidade de Dunkeld. Depois de explorarmos, mais uma vez, a Atholl Street e os seus negócios, entrámos no autocarro e seguimos caminho em direção às Terras Altas.

Mais Para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comments
Newest
Oldest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
0
I'd love your thoughts, please comment.x
()
x