Sintra: Roteiro pela Vila Romântica

Roteiro Sintra

Este roteiro por Sintra procura levá-lo a conhecer a Vila Romântica de Sintra! Com diversas construções espalhadas pelo misterioso Parque Natural de Sintra-Cascais e pela Zona Histórica, Sintra é um destino obrigatório para quem visita os arredores da capital, ficando a cerca de 30 minutos da zona central de Lisboa. 

Assim, recomendamos 3 dias a 4 dias para visitar tudo o que Sintra tem para oferecer. De seguida apresentamos aqueles que são, para nós, destinos imperdíveis na região, com a indicação do tempo necessário para aproveitar cada um deles. 

Parque e Palácio de Monserrate

(meio dia)

Monserrate

Da nossa viagem a Sintra, Monserrate era provavelmente o sítio pelo qual tínhamos menos expectativas. No entanto, no final, tornou-se uma boa surpresa. Por isso, recomendamos mesmo que incluam este destino no vosso roteiro por Sintra.

No seu parque, este destino é composto por um vasto jardim, cheio de diferentes construções e diferentes plantas, como são exemplo o Jardim do Japão e o Jardim do México.

Relativamente à construção principal, o Palácio de Monserrate, apesar de mais pequeno que outras construções de Sintra, é marcado por três partes maravilhosas: a cúpula vermelha logo à entrada, a galeria (um corredor onde se encaixam arcos de diferentes salas) e o teto da sala do piano, completamente trabalhado e de prender a respiração. 

Adicionalmente, este é dos principais monumentos de Sintra com maior facilidade de estacionamento, uma vez que existe um parque de estacionamento disponível à entrada.

Quinta da Regaleira

(meio dia)

Outro destino a não perder é a Quinta da Regaleira. Este destino é principalmente conhecido pelo chamado de Poço Iniciático, uma torre invertida com 27 metros de profundidade e que conduz a um túnel até outra localização da quinta.

Logo à entrada (que custa 10€) é entregue um mapa ao visitante com a indicação dos sítios a visitar. Neste caso, recomendamos que façam como nós e visitem toda a quinta a começar na parte mais afastada e acabando junto ao Palácio da Quinta da Regaleira e ao café.

Nesta visita tenham em atenção que existem poucos lugares de estacionamento disponíveis, pelo que podem ter de deixar o carro na lateral da estrada de acesso à quinta. Se quiserem evitar esta situação, podem apanhar o autocarro que vos deixa mesmo à porta. 

Parque e Palácio da Pena

(um dia)

O destino mais conhecido de Sintra é, sem dúvida, o Parque e Palácio Nacional da Pena. Quando aqui forem, recomendamos mesmo que reservem um dia inteiro para a visita porque o parque é absolutamente enorme. 

Quando visitarem este parque, recomendamos começarem pelo Palácio da Pena, que apesar de não estar aberto na totalidade tem algumas salas muito imponentes. Tenham ainda em atenção que o Palácio tem um horário diferente do parque, encerrando mais cedo.

Na hora de explorarem o parque, visitem o Chalet da Condessa d’Edla na zona mais afastada do parque. Por último, percorram a pé os vários caminhos do parque e absorverem a magia dos Parques de Sintra. 

Adicionalmente, façam uma pré pesquisa sobre como aceder a este ponto turístico uma vez que o acesso a carros particulares foi encerrado. Atualmente é possível aceder de autocarro (que também existem dentro do parque para circular entre os pontos), de tuk-tuk/táxi, ou a pé através do Castelo dos Mouros. 

Castelo dos Mouros

(meio dia)

A 450 metros de altitude encontramos o Castelo dos Mouros, uma construção dos séculos XVIII e IX. Este consiste atualmente num conjunto de filas de muralhas, com diferentes datas. Ao longo das muralhas vão aparecendo diversas explicações históricas e estão, atualmente, hasteadas as várias bandeiras de Portugal ao longo da história.

Esta visita é principalmente recomendada devido à incrível vista que oferece sobre a Cidade de Sintra e o seu vizinho Palácio da Pena. 

Para acederem ao Castelo podem optar pelos transportes públicos ou, como nós, deixar o carro na Zona Histórica de Sintra e fazer o pequeno (mas puxado) caminha até ao Castelo. 

Convento dos Capuchos

(meio dia)

O Convento dos Capuchos foi uma agradável surpresa. Apesar de ser, como esperado, uma construção mais simples, o Convento dos Capuchos fornece um local ligado com a natureza, cheio de pequenas construções. Adicionalmente, existem locais que eram dedicados à meditação e onde encontramos paisagens de cortar a respiração.

Como todos os locais desta lista, o Convento dos Capuchos está muito bem organizado, havendo indicações constantes das direções a seguir para não perdemos nada da visita. 

Sendo outro tipo de construção, dedicada à paz e meditação, o Convento encontra-se mais afastado da zona central da vila. No entanto, facilmente o GPS lá chega, levando-nos por estradas misteriosas pelo Parque Natural. Chegando lá, existe um enorme estacionamento.

Zona Histórica de Sintra e Palácio Nacional de Sintra

(meio dia)

Além de aproveitarem a visita à zona histórica para provarem o doce tradicional, os travesseiros de Sintra, podem também aproveitar para conhecer o Palácio Nacional de Sintra, o palácio mais antigo de Portugal.

Infelizmente, e como só tínhamos três dias na cidade e muitas coisas para ver, não conseguimos realizar esta visita, mas recomendamos que, para quem tem 4 ou mais dias para conhecer a região, aproveitem para conhecer este espaço bem no coração da zona histórica.

A Zona Histórica tem algum estacionamento disponível, mas é, na sua quase totalidade, pago.

Cabo da Roca

(1 / 2 horas)

Cabo da Roca

Um destino diferente a não perder é o Cabo da Roca, o ponto mais ocidental da Europa, apesar de mais afastado e já fora do Parque Natural, fica ainda em Sintra e merece uma visita.

Este consiste num pequeno destino (onde faz muito vento, ficam já avisados!) e onde nos sentimos no fim do mundo. Não se vê nada além do mar à nossa frente e das encostas nas laterais. Adicionalmente, existe aqui um farol que estava, aquando da nossa visita (2020), fechado para remodelações, mas vale sempre a pena tentar ligar para saber se é possível a visita. 

Adicionalmente, e se voltarem em direção a norte, vale sempre a pena parar em Azenhas do Mar (uma vila colada ao Oceano e ainda pertencente a Sintra).

mais para ver

4.5 2 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês