Parque Molinológico de Ul: Fazer a Rota do Moleiro

Header Parque Molinológico de Ul

O Parque Molinológico de Ul, em Oliveira de Azeméis, consiste num grande parque, atravessado pelo rio Ul, composto por quatro maravilhosos núcleos molinológicos.
Para os conhecer, é recomendado percorrerem a chamada rota do moleiro, um pequeno trilho que junta todos os núcleos. Esta pequena rota, com início no núcleo principal, o Núcleo de Moinhos da Ponta da Igreja, é circular tendo cerca de 4km.
Podem consultar o panfleto com a indicação do caminho no site da Câmara Municipal (aqui).

Caminho Rota do Moleiro
Parque Molinológico de Ul

O Núcleo de Moinhos da Ponta da Igreja é a zona principal deste Parque Molinológico, onde se encontram diversas mesas para piquenique, um café, o Centro Interpretativo e moinhos com produção de pão, pão com chouriço, rosca, entre outros. Apesar de este ser um produto absolutamente delicioso, se forem com a ideia de comprar tenham em atenção que esgota normalmente muito depressa. Das vezes que fomos ao parque apenas conseguimos comprar pão e rosca numa das visitas.

a rota do moleiro, com 4km, é um percurso circular que reproduz o antigo caminho feito pelos moleiros

Núcleo Molinológico

Além de desfrutarem da calma deste parque, recomendamos, como seria de esperar, fazerem a rota do moleiro e visitarem os restantes moinhos. Como indica o nome, esta rota segue o antigo caminho percorrido pelos moleiros. Recentemente esta rota sofreu uma ligeira alteração, sendo que antes passava pela Igreja Matriz e agora desvia-se dela e evita as zonas urbanas – tivemos a sorte de fazer ambas as versões e podemos dizer que esta alteração trouxe um maior e melhor contacto com o rio Ul.
Optámos por iniciar o trilho pelo caminho atrás do café, seguindo pelo caminho por vezes em terra batida, por vezes em pedra. Nesta primeira parte do percurso existem algumas subidas ligeiras, mas facilmente realizadas. Esta é também a parte do percurso com mais sombra.
Daqui é apenas um bocado até se chegar ao segundo núcleo: o Núcleo de Moinhos de Azevinheira, onde existem moinhos utilizados atualmente para o descasque de arroz.

podem aproveitar a visitar para provar a famosa rosca / regueifa de Ul, produzida no local

Junto a estes moinhos verifica-se a existência de um pequeno muro que os une: apesar de não aparentar, pode fazer o caminho por cima deste, sendo necessário uma destreza física moderada.
O caminho continua até atravessar uma antiga ponte (Ponte dos Dois Rios) sobre o rio Ul, onde encontramos de seguida o núcleo de moinhos dos dois rios. A partir daqui o caminho afasta-se do rio até ao Núcleo do Castro, sendo a sombra mais escassa.

Seguindo o trilho que rodeia este terceiro núcleo, seguimos em direção à Igreja através de uma subida mas, antes de lá chegarmos, surge um corte à esquerda por onde se deve seguir. Continuamos, novamente, junto à margem oposta do rio, observando os núcleos anteriormente visualizados, desta vez, da margem oposta.

Esta parte do caminho, mais direta, leva-nos de regresso ao núcleo principal, passando pela ponte de acesso, a partir da qual temos uma vista bonita desta zona principal.

Parque Molinológico de Ul
Núcleo Molinológico

Adicionalmente, pode optar por conhecer o Castro de Ul, a cerca de 500 metros do Parque, seguindo em direção à Igreja. Este consiste em vestígios de uma antiga ocupação romana. Tenham em atenção que o local, dependendo das atividades desenvolvidas recentemente, pode estar coberto de vegetação.

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês