
The Castelo de Leiria é um dos castelos do país com uma arquitetura mais distinta. Para quem visita a bela cidade de Leiria, lá se vislumbra o castelo no ponto mais alto da cidade.
Localizada numa região com fortes ligações à história do país, este castelo terá sido mandado construir por D. Afonso Henriques, 1º Rei de Portugal. Seguiram-se vários momentos de conquista e reconquista na luta contra os mouros.
Terá sido no reinado de D. Dinis que o castelo passou a ter também a função de palácio, dando-se assim a construção e reconstrução de algumas partes do edifício.
Atualmente (2025) é possível visitar o castelo todos os dias, em dois horários diferentes: das 9h30 às 18h30 de abril a setembro e das 9h30 às 17h30 de outubro a março, sendo a última entrada uma hora antes da hora de encerramento. O castelo tem o custo de 2,10€ / adulto. Existem ainda alguns bilhetes que envolvem o castelo e outros museus a preços bastante acessíveis. Podem consultar os horários e preços atualizados aqui.

Visitar o Castelo de Leiria
No nosso caso deixámos o carro perto da Torre Sineira (onde em tempos funcionou uma prisão) e, a partir daqui, iniciámos o caminho a pé até à entrada do Castelo.
A entrada no recinto muralhado é feita pela Porta da Albacara. Uma vez dentro da muralha, existem vários pontos a não perder. Dentro da muralha encontram-se três grandes partes, quase independentes entre si: a Torre de Menagem, o Palácio Real e a Igreja da Pena.



The Torre de Menagem foi mandada construir por D. Dinis e tem 17m de altura. As obras mais recentes converteram esta parte do castelo num núcleo museológico, dividido pelos seus quatro pisos.
É também no interior da muralha que se localiza a Igreja de Nossa Senhora da Pena (ou de Santa Maria da Pena), que se acredita ter sido mandada construir por D. Dinis, tendo sido o primeiro templo de Leiria. Ao longo dos anos foi sofrendo obras que alteraram completamente o seu traçado original. Em 2019 a Igreja encontrava-se com um aspeto de abandono, não tendo cobertura. Foram iniciadas obras que incluíram a construção da cobertura e uma forte intervenção no seu interior e que terminaram em 2021.



A parte mais imponente (e conhecida) do Castelo de Leiria é, sem dúvida, a parte do Palace ou Paços do Castelo.
O Palácio, com a sua imponente fachada repleta de arcos, conhecida como a varanda das arcadas, é um dos pontos mais conhecidos do Castelo de Leiria. Alguns destes arcos foram reconstruídos e recriados no século XX, sendo portanto cópias dos originais.



Em 2022 a RTP fez um programa sobre a história do Castelo (disponível aqui) que vale a pena ver. Neste vídeo são discutidos alguns dos principais momentos históricos deste Castelo, como a realização das Cortes de Leiria de 1254, onde elementos da nobreza, clero e povo foram reunidos pela primeira vez para discutir questões políticas.
Tendo visitado este importante marco histórico, seguimos caminho em direção a outro grandioso monumento: o Mosteiro da Batalha.





