Castelo de Arraiolos: o Castelo Circular

O Castelo de Arraiolos, ou Paço dos Alcaides, é um castelo do século XIV localizado no Alentejo Central. Apesar de não ser o maior castelo da região, tem uma peculiaridade curiosa e quase única no Mundo, que o faz destacar-se numa zona do país com tantas construções do tipo: a sua planta é de arquitetura circular.

Para quem chega à vila de Arraiolos (ou passa na região envolvente) é impossível não ver o Castelo de Arraiolos, que se destaca altivamente na paisagem, no topo do Monte de São Pedro.

Historicamente, o Castelo de Arraiolos teve vários papeis. Foi mandado construir em 1306 por D. Dinis, abarcando população dentro da sua muralha. Mais tarde foi condado de D. Nuno Álvares Pereira, 2º conde de Arraiolos, que aqui viveu muitos anos.
Devido ao frio e vento resultante da sua localização, acabou por perder muitos dos seus habitantes. Para tentar manter alguma da população dentro das muralhas, estas começaram a ser fechadas todas as noites após o sinal do sino, o que se manteve durante várias dezenas de anos.

No entanto, a população acabou por se espalhar pelas encostas envolventes e três séculos depois de ser construído, o Castelo começou a ser saqueado para materiais, acabando mesmo por ficar em ruínas.
Foi no reinado de D. João IV que sofreu uma forte intervenção, com obras de remodelação, acabando no entanto por voltar a ficar em ruínas, aumentados com o terramoto de 1755. Entre 1959 e 1963 foi parcialmente restaurado por intervenção do Estado, chegando ao aspeto que ainda hoje detém.

O acesso ao Castelo faz-se pelo meio da vila de Arraiolos e é completamente aberto, pelo que podem levar o carro até dentro da muralha – existe mesmo quem ande com o carro dentro da muralha, mas nós recomendamos deixarem o carro à entrada da muralha e explorarem a pé, para evitar a degradação de uma estrutura já um pouco debilitada.

Explorando assim o interior da muralha, vão primeiramente ver vistas a 360º de cortar a respiração. Dediquem também algum tempo a explorar a estrutura do que foi em tempos o castelo (apesar de já estar um pouco debilitado) e a Igreja do Salvador do século XVI, na parte central e mais elevada da muralha.

No dia que visitámos o Castelo, a Igreja estava fechada, pelo que não podemos falar muito sobre o seu aspeto interior, mas ouvimos pessoas da região comentar que a Igreja estava a precisar de algumas obras de restauro (em 2021).

Hoje dentro da muralha já não é visível a Porta da Vila, mas encontramos ainda a Porta de Santarém (rodeada por dois torreões), de frente para a Igreja do Salvador.

O Castelo de Arraiolos é, assim, um destino de visita rápida, mas que recomendamos muito para quem passa pela vila por ser de fácil acesso e ter uma vista incrível sob o maravilhoso Alentejo.

Arraiolos

Além do Castelo de Arraiolos: a Vila dos Tapetes

É impossível falarmos do Castelo de Arraiolos e não pensarmos nos tapetes de arraiolos, que fizeram desta pequena vila uma das mais conhecidas da região. Assim, aproveitem para passear e conhecer as ruas desta tão magnífica vila, começando pelo centro histórico, onde encontram alguns dos edifícios mais importantes e, claro, a calçada portuguesa ao tapete de arraiolos – uma obra de 7,80 metros por 5,40 metros e centenas de pedras. Se quiserem conhecer um pouco mais sobre esta forma de arte, podem sempre visitar o Centro Interpretativo do Tapete de Arraiolos (que tem o custo de 1€ / adulto na visita livre e 2€ / adulto na visita com audioguia.

Se continuarem a percorrer as ruas, vão perceber que o que não falta em Arraiolos é sítios a conhecer, pelo que recomendamos mesmo que estacionem o carro e tirem uma horas para passear pelas ruas e conhecer todo o património que aqui se encontra. Se forem do tipo de pessoas que gosta de planear as visitas ao pormenor, podem sempre explorar a página dedicada ao turismo na vila de Arraiolos e conhecer o que a região tem para oferecer.

mais para ver

Dark Sky Alqueva: Conhecer o Céu do Alentejo
0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês