Reserva das Dunas de São Jacinto: Trilho

Reserva das Dunas de São Jacinto

Em São Jacinto, concelho de Aveiro, encontramos a Reserva das Dunas de São Jacinto. Esta é uma zona de proteção da fauna e flora, com destaque para as dunas.

Apesar do concelho a que pertence, a vila de São Jacinto encontra-se numa península, estando separada do seu concelho pela Ria de Aveiro.

Aqui, além da praia e excelente comida, encontra-se também uma área protegida, com um trilho que vale a pena percorrer.

O trilho encontra-se na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, com uma área total de mais de 700 hectares de terra. A reserva segue desde a ria até ao mar, guardando assim uma paisagem que vale a pena conhecer.

Como chegar a São Jacinto e à Reserva das Dunas de São Jacinto

Chegar a São Jacinto pode ser feito por terra ou por ria.

Por terra, terão obrigatoriamente de passar o concelho de Ovar (se vierem do Porto) ou o concelho da Murtosa (se vierem de Aveiro). Ambos são destinos que vale também a pena conhecer!

Se vierem por terra, e seja qual for a vossa origem, terão de passar a vila da Torreira, pertencente ao concelho da Murtosa, e fazer os 12km que a separam de São Jacinto.

Outra opção é a viagem de ferry que parte do Porto da Barra, Aveiro. O bilhete tem o custo de 2,40€ / pessoa ou 7,20€ / veículo ligeiro com condutor (para ida, em 2025) e podem consultar os horários e preços atualizados aqui. Os bilhetes podem ser comprados em máquinas próprias nos terminais ou à entrada do próprio ferry.

A nossa recomendação é mesmo a de fazerem uma das viagem de ferry e fazerem uma volta por Ovar ou Murtosa. Assim conseguem ter ambas as experiências.

O acesso à Reserva das Dunas de São Jacinto é já um pouco afastado da zona central (cerca de 2 km do ferry). Nesta zona tem estacionamento gratuito para carros.

Centro Interpretativo da Reserva das Dunas de São Jacinto

Para visitarem a Reserva das Dunas de São Jacinto, é obrigatório fazer o registo no Centro Interpretativo. Assim sendo, terão de o visitar durante o horário de funcionamento. O centro funciona todos os dias das 9h às 12h e das 13h às 17h.

Existe também uma opção de visita guiada, que segue pelo Trilho Interpretativo de Descoberta da Natureza. Esta visita ocorre duas vezes por dia, sendo obrigatório marcação prévia.

Mesmo para fazer o trilho sozinhos, recomendamos que liguem primeiro para confirmar se a Reserva se encontra aberta. Tenham em conta que a Reserva pode estar encerrada por questões como cães à solta ou incêndios.

No nosso caso, ligámos, fomos rapidamente atendidos e depois iniciámos caminho até à Reserva. Chegámos perto da hora de almoço e fizemos o nosso registo. O facto de a hora prevista para terminar o trilho ser já quando o centro estava encerrado não teve qualquer problema.

O Centro Interpretativo é composto por uma exposição que se divide em duas partes. De um lado a Reserva das Dunas de São Jacinto, do outro a história da Ria de Aveiro.

Centro Interpretativo

Trilho de Descoberta da Natureza

A Reserva das Dunas de São Jacinto tem um trilho, o Descoberta da Natureza, que tem duas variantes possíveis.

A variante verde tem 3,30km e a variante vermelha tem 7,1km, ambos circular. A variante vermelha corresponde à maioria do trilho da variante verde, passando por dois pontos que a versão curta não inclui: os passadiços (e a ida ao mar) e a Pateira Grande.

No nosso caso, optámos claro pela variante vermelha, fizemos o registo no Centro Interpretativo e iniciámos o caminho.

Tínhamos, como sempre, o ficheiro GPS no telemóvel, mas não era preciso. Além de ser bastante óbvio em todos os momentos por onde segue o caminho, existe também sinalização frequente para ambas as vertentes do trilho.

O único ponto em que tivemos dúvidas foi na Pateira Pequena. Tirando esse momento, não houve qualquer dúvida.

O trilho vai assim seguindo principalmente por areia e floresta, com um cenário mágico de mistura entre duas formas de natureza normalmente tão distintas.

Um dos pontos altos é, sem dúvida, a chegada aos passadiços que nos conduzem ao mar. Esta é também a única parte do percurso que implica seguir e voltar pelo mesmo caminho, mas vale a pena.

Segue-se um dos momentos mais descobertos ao nível de sombra e, consequentemente, um dos momentos mais difíceis para um dia de sol. Mas rapidamente entramos novamente debaixo das árvores e vamos em direção a outro ponto incrível: a Pateira Grande.

Passadiço de acesso à Pateira
Pateira Grande

Apesar de sabermos desde o início que a reserva escondia uma Pateira, a surpresa foi enorme. Trata-se de uma grande Pateira, completamente escondida. Aqui vão encontrar dezenas de patos, espalhados por diferentes espécies.

Saindo do observatório da Pateira, inicia-se o caminho de regresso para o Centro Interpretativo, completamente debaixo da sombra maravilhosa das árvores.

São Jacinto: Além da Reserva Natural

Dunas na Praia de S. Jacinto
Dunas na Praia de S. Jacinto

Ao visitarem a Reserva Natural das Dunas de São Jacinto, aproveitem para visitar a pequena, mas incrível, vila de São Jacinto.

Não deixem de comer uma boa refeição, sendo a especialidade aqui o peixe e o marisco. O restaurante mais famoso é, sem dúvida, A Peixaria, mas existem outros muito bons como O Terminal.

Além disso, podem fazer uma pausa na praia. Composta por um longo areal, onde ao longe se avista o Farol de Aveiro, a praia é das mais calmas da região.

Ainda em São Jacinto, podem passear pela vila e conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Areias, atual Igreja Matriz, de forma hexagonal.

Todos os anos em agosto, realiza-se nesta vila o Festival das Dunas de São Jacinto, que costuma incluir cantores de renome em Portugal, fogo de artifício e espetáculos aéreos. Também durante esta celebração, é por vezes aberta a Base Militar, oficialmente denominada de Regimento de Infantaria Nº 10.

São Jacinto é assim o destino perfeito para um passeio de um dia. Seja para praia, caminhada na natureza ou simplesmente por boa comida, São Jacinto deve entrar no roteiro de quem visita a região.

Mais Para Ver

0 0 votes
Article Rating
Subscrever
Notificação de
guest
0 Comentários
Mais recente
Mais antigo Mais votados
Inline Feedbacks
Ver todos os comentários
0
Would love your thoughts, please comment.x