Da Pateira ao Águeda – Trilho PR1 Águeda

PR1 Águeda Header

O trilho PR1 da Pateira ao Águeda é, como o próprio nome indica, um percurso no qual acompanhamos a Pateira de Fermentelos, uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica. Neste trilho de cerca de 14 km, realizado de forma circular, atravessamos Óis da Ribeira e Espinhel, começando e terminando junto à imponente Pateira de Fermentelos.
O folheto com o percurso pode ser encontrado no site da Câmara Municipal de Águeda (aqui). O início oficial do percurso é no Parque de Lazer de Óis da Ribeira.

Tenham apenas em atenção que chegam à margem certa da Pateira, uma vez que, se se dirigirem à margem de Fermentelos, tem de dar uma volta longa para voltar ao ponto inicial.

Pateira de Águeda

o trilho, com cerca de 14 km, assume a forma circular

Barco Pateira

Relativamente ao estacionamento, este não é um problema, uma vez que o Parque de Lazer tem imenso espaço para estacionamento, muitos deles à sombra. Aqui encontra-se também um restaurante onde podem aproveitar para se refrescarem antes ou depois do trilho.

Iniciando o percurso, podem decidir que direção seguir: em direção às habitações dessa freguesia ou em direção a Espinhel, começando por um percurso mais natural.

No nosso caso, decidimos aleatoriamente e fomos em direção a Espinhel. Neste caso, seguimos por caminhos florestais, havendo um momento em que este se afasta mais das margens.

A princípio, esta primeira parte do percurso até ao Parque de Lazer de Espinhel, poderá estar condicionada dependendo da altura do ano em que realizarem o percurso.

No nosso caso, apesar de o termos feito no Verão, encontrámos algumas partes lamacentas e tivemos de criar desvios alternativos ao percurso – não é muito complicado de encontrar estes desvios mas fica a dica para quem estiver a pensar fazer o trilho em meses mais chuvosos.

a Pateira de Fermentelos, elemento central deste trilho, é uma das maiores lagoas naturais da Península Ibérica

É no Parque de Lazer de Espinhel que se encontram uns miradouros, na forma de pequenos passadiços sobre a água, dando uma vista incrível da Pateira. Posteriormente, o caminho volta a estradas florestais, assumindo desta vez a forma de uma curva. Aqui, seguimos por um caminho junto à Pateira que depois dá uma curva fechada e nos conduz por um caminho paralelo.

Nesta parte do percurso é necessário ter sobretudo atenção. Em seguida, o trilho vai continuar por uma cortada, meia escondida, que vai surgir à direita. Se perderem esta viragem, vão voltar ao Parque de Lazer. Posteriormente, chegamos à zona urbana de Espinhel.

Miradouro Pateira de Águeda
Muro Trilho PR1 Águeda

A partir daqui, e até chegar ao núcleo urbano seguinte de Óis da Ribeira, o caminho segue principalmente por caminhos em terra batida, ladeados por diversas árvores.

Ao chegar a Óis da Ribeira se, como nós, estiverem cheios de calor, aproveitem para descansar um bocado no café. De seguida, voltam a seguir por terrenos agrícolas rodeados de milho.

Nesta parte do percurso, o rio segue sempre pela direita, sendo que o próprio trilho “imita” as suas curvas. Daqui vamos eventualmente chegar a uns passadiços que integram já o ponto inicial do percurso: o Parque de Lazer de Óis da Ribeira.

o trilho segue junto às margens da Pateira, por núcleos urbanos, caminhos agrícolas e florestais

da Pateira ao Águeda

Apesar de ser um percurso que não tenha a si associado um nível de dificuldade elevado, recomendamos o uso de calçado apropriado. Acima de tudo, é preciso considerar que este é um percurso longo, muitas vezes em terrenos menos simpáticos, nomeadamente terra batida e algumas zonas mais lamacentas que o normal. Adicionalmente, nos meses de calor este percurso torna-se especialmente difícil em dias de sol forte.