Castro Laboreiro – Visitar a Aldeia Minhota

Castro Laboreiro Header

Castro Laboreiro, na Serra da Peneda no Alto Minho, consiste numa pequena aldeia do concelho de Melgaço, Viana do Castelo. Esta aldeia esteve nomeada para as 7 Maravilhas de Portugal: Aldeias, na categoria de Aldeias Remotas. Todavia, perdeu o título para Piódão, a Aldeia Presépio de Portugal. Apesar disso, Castro Laboreiro continua a atrair um grande número de visitantes.

Castro Laboreiro foi finalista das 7 Maravilhas de Portugal Aldeias, na categoria de Aldeias Remotas

Sendo principalmente conhecida pela raça de cães típica da região, que adotam o mesmo nome, Castro Laboreiro é um pequeno e agradável tesouro no meio da serra.

Ao mesmo tempo, Castro Laboreiro integra o projeto das Aldeias de Portugal.

Quando visitámos a aldeia não tínhamos ainda definido o que visitar e, fica o aviso, não tínhamos rede no telemóvel (no nosso caso, Vodafone). Ou seja, acabámos por percorrer as ruas da aldeia numa aventura completamente nova.

Adicionalmente, tivemos a sorte de falar com uma pessoa local que nos deu algumas dicas e nos explicou a história local, que torna esta aldeia tão distinta das envolventes.

Esta aldeia é conhecida por ainda ter habitantes que trocam de casa consoante a altura do ano. Segundo nos foi dito, a população muda-se para as brandas (no topo da serra) nas alturas quentes e, nas épocas mais frias, vão para as inverneiras (nos vales). À data da nossa visita (2020), apesar de já não ser uma prática muito comum, existiam ainda seis famílias a praticar este estilo de vida.

Castelo Castro Laboreiro

o que fazer?

Castro Laboreiro Castelo

O primeiro lugar a destacar é, sem dúvida, o Castelo de Castro Laboreiro. Localizado no topo da serra, só é visível no meio da paisagem para quem o procurar.

Para lá chegar, é necessário percorrer um trilho através de uma subida (bem sinalizada) de cerca de 850 metros. Este conduz diretamente aos destroços do Castelo.

Apesar do percurso até ao Castelo aparentar ser fácil devido à sua extensão, tenham em atenção que se trata de um terreno extremamente íngreme e incerto. Dito isto, a subida cansativa a nível físico é completamente compensada pela vista que temos do topo do castelo.

Relativamente à sua história, sabe-se que foi mandado construir por D. Dinis, apesar de antes já lá existir uma construção mais antiga que serviu de fundação. Segundo nos foi dito no Museu, este teria sido um Castelo militar, destruído quando uma tempestade originou relâmpagos que fizeram explodir uma das torres.

Atualmente encontramos apenas destroços daquelas que foram as paredes e muralhas deste Castelo, praticamente dominado pela natureza.

o castelo de castro laboreiro encontra-se em ruínas, após uma tempestade que originou uma explosão

Voltando à aldeia, seguimos pela direita até encontrármos a Ponte Velha de Castro Laboreiro, uma das mais antigas da região, e a Cascata do Laboreiro

Seguidamente, fomos visitar o Museu de Castro Laboreiro, o chamado de Núcleo Museológico, atualmente localizado numa antiga fábrica de chocolate.

Sendo um museu pequeno, o preço é apenas simbólico (1€ estudante e 2€ adulto, em 2020). Aqui conhecemos um pouco da história da região, incluindo maquinaria da antiga fábrica que aqui funcionava.

Vimos ainda o interior de uma casa típica e um pouco da história sobre as brandas e as inverneiras. Tivemos a sorte de ter um guia incrível que ainda nos ofereceu um mapa e nos indicou o caminho para outras zonas a não perder.

Além disso, recomendamos percorrer as ruas da aldeia, onde encontramos, entre outros, a Igreja Matriz  e o Pelourinho.

Castro Laboreiro Vista

Depois que saimos do Núcleo Museológico, percorremos cerca de 3km de carro até à chamada de Ponte Nova, ou Ponte da Cava da Velha, uma ponte arco único sobre o rio, onde encontrámos várias pessoas a mergulhar.

Também nesta zona se encontram a Ponte e Moinhos da Assureira. No entanto, a nossa visita terminou antes de os conhecermos, após o encontro com uma cobra que deixou um de nós (🙋‍♀️) cheio de vontade de ir embora.

Posteriormente, podem também visitar a Aldeia das Pontes que funcionou muitos anos como Inverneira. Nós, porém, não tivemos hipótese de a visitar – aqui a falta de rede de telemóvel teve uma forte influência, uma vez que não conseguimos compreender verdadeiramente onde se localizava. Mais uma vez, tenham em atenção que isto vos pode acontecer, dependendo da operadora, pelo que recomendamos fazer download dos mapas para consulta offline. Nesta aldeia existe atualmente um negócio de turismo rural, pelo que se quiserem pernoitar na região é um local a considerar.

onde comer?

Moinhos CL

Quando decidimos visitar esta aldeia, um dos nossos receios era exatamente onde comer. No entanto, e de entre as várias aldeias que já visitámos, Castro Laboreiro é sem dúvida das que tem mais oferta e onde melhor formos servidos.

No átrio principal da aldeia, onde estacionámos o carro, encontramos dois restaurantes distintos: o Restaurente do Hotel Miracastro e o Restaurante Miradouro do Castelo

No nosso caso, optámos (de forma aleatória) por comer neste último, onde, e como o nome indica, tivemos vista sobre o castelo enquanto desfrutávamos de um excelente bacalhau com broa.

Adicionalmente, existem dois cafés. O A Castrejinha, que funciona também como minimercado (onde se podem abastecer de água nos dias mais quentes) e onde fomos sempre bem servidos e tratados.

Existe ainda o Café Alto Minho, ligeiramente mais afastado da zona central da aldeia, mas facilmente acedido a pé. Portanto, a falta de lugares para se abastecerem não será um problema.

como chegar e onde estacionar?

Apesar de ter sido nomeada a aldeia remota, Castro Laboreiro é facilmente acedido por estradas principais e em bom estado. Não existe, portanto, qualquer dificuldade nesse sentido.

Por exemplo, no nosso caso que nos guiámos por GPS, este conseguiu indicar o caminho sem qualquer dificuldade ou engano.

Relativamente ao estacionamento, não se assustem com a primeira impressão de poucos lugares. Assim que se entra numa estrada que atravessa a aldeia, facilmente encontramos vários locais disponíveis.

Os principais locais de estacionamento são entre os  restaurantes e café anteriormente mencionados, onde existe também um miradouro. Além disso, também na rua do Café A Castrejinha existe vários lugares de estacionamento.

Apesar de ser uma aldeia pequena, Castro Laboreiro é o sítio ideal para visitar. Adicionalmente, e se tiverem tempo, não deixem de visitar as várias pontes, aldeias e cascatas nos arredores.