Visitar a Capela do Senhor da Pedra

IMG_20200912_1950382

Capela do Senhor da Pedra

Localização: Praia de Miramar, Vila Nova de Gaia

Coordenadas: 41.068711, -8.658595

Dificuldade de Acesso: Fácil

      – Capela fechada mas exterior (em volta da capela e casa das velas) de livre visita

Preço: Gratuito na hora do culto

Erguida em plena Praia de Miramar, a Capela do Senhor da Pedra é muitas vezes referida como a única capela construída de costas voltadas para o mar. 

Construída no século XVII, dizem as inscrições à porta que poderia ter existido ali anteriormente um local de culto pagão. 

Rodeada de lendas, conta-se que quando se pretendia escolher o sítio para construir uma capela na região, o rochedo onde ela hoje se ergue foi escolhido devido ao aparecimento de uma luz fora do normal, que marcou o sítio.

Segundo se consta na região, a capela, apesar de cristã, é ainda palco de cerimónias pagãs realizadas às escondidas durante a noite. 

Também nas traseiras da capela se diz estarem marcadas umas patas de boi, mas nós não conseguimos identificar o local. 

Blog1
Blog2

Um dia, já a meio da tarde, decidimos visitar a capela e fomos recebidos com um pôr-do-sol lindo, proporcionando uma das melhores vistas possíveis. 

A capela tem à sua volta uma varanda de acesso livre, oferendo uma vista incrível sobre o mar. No entanto, e se pretendem visitar a capela no seu interior, procurem informar-se sobre as horas de culto, uma vez que, quando a visitámos, já se encontrava encerrada. 

Apesar de não ser uma capela muito grande, nem se destacar pela sua construção, a verdade é que é impossível ficar indiferente à Capela Plantada à Beira-Mar, capaz de atrair a atenção de quem quer que por lá passe. 

Recomendamos é a visita à capela na hora do pôr-do-sol, para presenciarem um momento mágico de união entre a mão do homem do melhor que a natureza pode oferecer. 

mais para ver

0 0 votes
Article Rating
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
0
Would love your thoughts, please comment.x
pt_PTPortuguês