
Em Santa Maria da Feira encontramos dois belos trilhos: À Descoberta dos Açudes e Caminho dos Moinhos (em Caldas de São Jorge e Pigeiros, respetivamente). Estes são dois trilhos marcados e circulares e que, por se sobreporem, podem ser realizados em conjunto.
O trilho Caminho dos Moinhos é circular e tem cerca de 3,5km, com início no Parque de Lazer de Várzea, Pigeiros. Já o trilho À Descoberta dos Açudes tem cerca de 6,8km, sendo também circular.
Dito isto, o trilho À Descoberta dos Açudes sobrepõe-se, quase na totalidade, ao Caminho dos Moinhos. No entanto, quem quiser realizar só o Caminho dos Moinhos, pode optar por o fazer.
Apesar de serem ambos trilhos marcados, recomendamos fazer download dos ficheiros GPX individuais aqui (Caminho dos Moinhos e À Descoberta dos Açudes). Podem ainda consultar o mapa dos trilhos Caminho dos Moinhos e À Descoberta dos Açudes abaixo:
Para quem, como nós, quiser aproveitar a viagem e fazer os dois trilhos, apresentamos abaixo o que esperar deste belo passeio.
O Início: Caminho dos Moinhos
Com o carro estacionado no Parque de Lazer de Várzea, iniciámos o caminho com uma pequena volta ao parque. Passamos por uma ponte e seguimos depois na direção oposta, para o outro lado da estrada. Aqui o trilho segue por um caminho de terra batida que nos acompanhará durante um bom bocado.



Aqui facilmente se compreende a origem do nome do trilho. Apenas uns metros depois de iniciarmos, surge o primeiro moinho. Rapidamente surge um segundo, que não será ainda o último. O trilho não engana: é só seguir o caminho.
Chegando ao final desse caminho, ao chegar à povoação, é o momento que o Caminho dos Moinhos inicia o seu retorno. No entanto, e para quem quiser continuar o trilho À Descoberta dos Açudes, deve seguir em frente, acompanhando o Rio Uíma.


Continuação: À Descoberta dos Açudes
Estamos agora no caminho que nos levará à descoberta dos Açudes! Também este caminho não permite grandes enganos: é sempre em frente.


O caminho vai seguindo sempre junto ao rio, com vegetação menos densa do que a parte anterior, e os açudes são incríveis.
Se, como nós, fizerem este caminho durante o outono, vão encontrar lindas (e fortes) cascatas de água.

Já mais perto da povoação, o caminho começa a ser mais urbano, passando pela Ponte dos Candaídos. A chegada a Caldas de São Jorge é feita por uma ponte. Chegando aqui, é hora de iniciar o retorno, seguindo o mesmo caminho até à ligação dos trilhos À Descoberta dos Açudes e Caminho dos Moinhos.




Parque das Termas de Caldas de S. Jorge
Parte Final: À Descoberta dos Açudes e Caminho dos Moinhos
Passando ao ponto de ligação com o Caminho dos Moinhos, seguimos pelo lado oposto de onde viemos.
Daqui o caminho segue durante os metros pela estrada, entrando depois num caminho florestal que surge à nossa esquerda.
A partir daqui a lógica mantém-se: sempre em frente até regressarem ao Parque de Lazer de Várzea, em Pigeiros.



Os trilhos Caminho dos Moinhos e À Descoberta dos Açudes são, assim, dois trilhos distintos e circulares que se complementam muito bem. Por serem ambos curtos e maioritariamente florestal, tornam-se perfeitos para serem feitos em complemento, num passeio total de cerca de 7km.



